Cibersegurança e Perícia

Iniciou sua carreira profissional em 1994 no Banco Itaú e em 2005 no Unibanco, atuando em áreas de tecnologia, segurança da informação e prevenção à fraude em canais eletrônicos, sendo atuante junto à grupos na Febraban e CERT.br.

Desde 2004 atua na área acadêmica em instituições como SENAC-SP, Mackenzie, FIAP (sendo o coordenador do MBA em Cyber Security), UNIFOR, IPOG, IBG e diversas outras instituições pelo brasil e exterior.

Fundador e diretor executivo da empresa Data Security desde 2006, onde atua com a formação de profissionais em cibersegurança, além de suas atividades consultivas em segurança da informação e investigativas, através de sua experiência em forense computacional.

Coordenador e Professor

Começou sua carreira em 1993, ministrando aulas em graduação e suplência na EE Prof. Cynira Pires dos Santos (em São Bernardo do Campo – SP), se tornando em 2004 professor em disciplinas na pós graduação em segurança da informação no SENAC-SP.

Formou-se em Engenharia (Elétrica Eletrônica) pela Escola de Engenharia Mauá em 1994, com pós-graduação em administração pela Fundação Getúlio Vargas (2002) , é mestre pela Escola Politécnica (Universidade de São Paulo) na área de Sistemas Eletrônicos (2006), tendo seu trabalho com enfoque em Perícia e Investigações sobre Fraudes em Internet Banking, sendo ainda pós-graduado na área de Comunicação e Artes pelo SENAC-SP (2009).

Assumiu o compromisso como coordenador da pós-graduação a partir de 2006, onde está presente em diversas instituições de ensino pelo Brasil e pelo mundo.

Equilíbrio Familiar

Além de sua atuação profissional, é necessário se ter equilíbrio do corpo e da mente. A família é um destes pontos de equilíbrio, onde devemos ter ter tempo para o trabalho, para a família, para o laser, para o esporte / saúde e para os estudos.

Casado e com 3 filhos, Marcelo Lau considera importante que eles sejam preparados para um caminho a ser trilhado, com bons exemplos e valores, pois esta é nossa maior herança que se pode deixar.

Hoje, Marcelo Lau está presente em diversos meios de comunicação como fonte nas áreas de tecnologia, segurança da informação, cibersegurança e investigação em meios informáticos, ainda consegue equilibrar seus treinos como corredor amador (sendo maratonista) e ciclista.

E nas horas vagas, ainda busca aprimorar suas habilidades culinárias.